Jón Gnarr
é o prefeito de Reykjavik, a capital da Islândia, e poderia servir de inspiração para alguns prefeitos do mundo todo.

Abaixo, alguns motivos e fatos curiosos…

1- Pode-se dizer que Jón não desfrutou da “meritocracia” para chegar onde chegou. E quando chegou, fez questão de falar sobre o seu passado para ajudar as pessoas agora no presente.

Ele foi diagnosticado quando criança com dislexia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e “dificuldade de aprendizado”. Atualmente, ele fala abertamente sobre o tema, além de incentivar grupos de ajuda, de estudo, pesquisa e tratamento para quem passa por situações semelhantes.

2- Gnarr se envolveu com a arte e a música ainda na adolescência. 

Ele fez parte da cena punk-rock da Islândia e ainda se apresentou na juventude ao lado da cantora Björk.

3- Ele é um famoso comediante no seu país e o bom humor sempre o acompanha.

E quando usa uma fantasia, não é de gari, é de Jedi. A cena acima não foi em nenhuma inauguração ou ação relacionada a política, mas sim, uma simples postagem pessoal revelando um pouco sobre a sua vida nas redes sociais.

4- Adorador e incentivador da arte de rua.

O seu escritório é cheio das artes do Banksy, um cara que ele diz admirar muito. O motivo, segundo o prefeito Gnarr, é que “A arte de rua é a expressão das pessoas que ocupam as cidades”.

5- Jón Gnarr entrou para a política quase que por acidente.


O país passava por um momento turbulento repleto de corrupção envolvendo os bancos e os políticos. Assista este vídeo aqui para entender. Foi aí que Gnarr, por brincadeira, fundou em 2009 o Best Party (O Melhor Partido). Muitos artistas acabaram se filiando e em 2010 ele foi realmente eleito, além de levar outros artistas-políticos para o poder junto com ele via eleições populares.

6- As propostas de governo de Gnarr durante as eleições foram uma piada!

 

“Toalhas grátis em todas as piscinas, um urso polar para o Zoológico Reykjavík e liberação de todas as drogas no parlamento”. Nada disso foi implementado quando ele ganhou, obviamente.

Em vez disso, ele investiu em propagar a igualdade de gêneros, combater qualquer tipo de discriminação, liberar ônibus gratuitos para estudantes e desempregados, oferecer serviços odontológicos gratuitos para todas as crianças da cidade e deixar as contas públicas transparentes para a população.

7- Sabe como ele se vestiu durante a Parada Gay?

Para Gnarr a orientação sexual, identidade de gênero e sexualidade devem ser assuntos discutidos dentro da sala de aula ou nas ruas, sem tabus ou preconceitos. Aliás, ele é casado, tem um relacionamento heteronormativo e filhos.

Este prefeito, certamente, teria o meu voto. Aliás, ele mal chegou ao final do seu mandato e já teve a melhor avaliação de prefeito de todo o país. E quem disse isso foi o povo, não somente a mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *