Bem na frente do metrô Anhangabaú, na terra da garoa, tem um prédio da década de 20 chamado Palacete Riachuelo. Obra do arquiteto Cristiano Stockler das Neves, também idealizador da Estação Júlio Prestes, ele é um dos primeiros edifícios residenciais da América Latina. 

E somente hoje eu descobri isso, pois toda a minha vida acreditei que este prédio fosse inteiro comercial ou pertencesse a algum órgão do governo. Inclusive, eu já devo ter dito isso pra muita gente com a maior certeza do mundo. Foi mal, galera!

aa1

palacete-riachuelo-1
riachuelo-fachada

O ano de 1926, assinado no brazão do topo do prédio, é a data em que ele começou a ser construído. Dois anos depois ficou pronto, mas somente em 1932 é que ele foi oficialmente inaugurado.

Para trazer um pouco de drama para esta matéria, descobri que em 1976 o governo de São Paulo, no auge da ditadura militar, tinha a intenção de demolir o Palacete Riachuelo devido a construção do metrô e, depois de finalizado, transformar o terreno numa grande praça pública que provavelmente seria batizada com o nome de algum general posteriormente. A alegação da COGEP (Coordenadoria Geral de Planejamento) é que a estrutura arquitetônica seria gravemente afetada durante as obras. Por sorte, e insistência do então prefeito da época, Olavo Setúbal, o prédio foi poupado e os seus alicerces reforçados.

Saca só os seus corredores atualmente. Parecem tão limpinhos que dá até pra sentir o cheiro de Pinho Bril daqui:

edificio-riachuelo-11

E a porta da esquerda guarda uma pequena surpresa, um apartamento de apenas 20m quadrados, com duas varandas, cozinha, banheiro e lavabo.

edificio-riachuelo

edificio-riachuelo-5

O proprietário deste apartamento, que gentilmente cedeu as fotos que ilustram esta matéria, é um advogado que reside no interior de São Paulo e pediu para não ter o seu nome revelado. “Comprei este imóvel no prédio histórico há 1 ano e fiz uma reforma que só terminou em dezembro de 2015. Tive o cuidado de manter alguns aspectos originais, como as paredes de tijolinhos expostos. Desde então, o alugo para estudantes ou estrangeiros que precisam ficar próximos do centro da cidade por alguns dias ou até temporadas mais longas”. 

edificio-riachuelo-6

Como você pode ver, o apartamento é todo equipado, com lavadora e secadora de roupas, lava-louças, microondas, sofá-cama e uma cama de casal.

riachuelo-apartamento

Ah, o piso térreo deste prédio é comercial e tem uma loja chamada Woodstock Rock Store, fundada em 1978, inteiramente dedicada ao rock, se liga na foto abaixo.

rock-sao-paulo

São Paulo <3

3 Responses to Palacete Antigo De São Paulo Tem Um Apartamento Incrível De 20m Quadrados

  1. Mariana Turis disse:

    Opa, como vai?

    Gostei muito do seu post no seu conteúdo.

    Beijos!

    BrasilTuris do Netshoes

  2. anderson andre disse:

    Nunca ouvi falar neste edifício, mas gostei e vi até umas fotos de um apartamento de 20 metros quadrados. Eu particularmente moraria neste edifício. Sei que existem edifícios com construções europeias em São Paulo Capital.

    Se quiserem escrever pra mim, podem escrever pro meu e-mail:

    andersonandre2@outlook.com

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *