O chocolate não está nesta lista, então tá permitido ser chocólatra. Só pra frisar, quatro das 6 substâncias mais viciantes do mundo são legalizadas e podem ser facilmente compradas aqui no Brasil. Ah, a maconha, assim como o chocolate, também não está nesta lista

Um grupo de cientistas liderados pelo pesquisador britânicos David Nutt desenvolveu um estudo para determinar quais drogas possuem um maior poder viciante. Eles avaliaram três pontos distintos: o grau de prazer, a necessidade física e também a dependência psicológica que as substâncias podem causar nos usuários.

1- HEROÍNA

heroina

A heroína recebeu três de pontuação (de um máximo de três) na análise de Nutt. Ela diminui a sensação de angústia por acionar a função depressora no sistema nervoso central, onde chegam as informações relacionadas aos cinco sentidos humanos, além de propiciar intenso relaxamento dos músculos. Por isso, muitas pessoas não sentem dores físicas sob o efeito desta droga e o seu grau psicotrópico é intenso.

Por ser injetada direto na corrente sanguínea, age rapidamente no corpo. Geralmente, seus efeitos duram de duas a quatro horas. Além de ser extremamente viciante, a dose de heroína que pode causar a morte é apenas cinco vezes maior do que a necessária para uma pessoa sentir seus efeitos. Por isso, muitos usuários acabam morrendo de overdose ao não conseguirem controlar as doses.

2- COCAÍNA

cocaina

Segundo a pesquisa de Nutt, a cocaína é uma droga que causa dependência psicológica maior do que física. Aliás, de acordo com o estudo, a vontade física de inalar, fumar ou injetar essa droga é menor do que a necessidade de usar o tabaco.

Ainda referente ao estudo, para continuar a ter as sensações agradáveis das primeiras doses, é preciso usar quantidades cada vez maiores. O uso intenso e frequente da cocaína pode causar distúrbios mentais, como mania de perseguição e até lesões cerebrais. Geralmente, o pós consumo causa insônia crônica, perda excessiva de peso, depressão e falta de motivação. É a partir do composto da cocaína que é feito o crack, outra droga altamente viciante.

Aliás, o crack é classificado por especialistas como a terceira droga mais prejudicial para o usuário e para a sociedade. Já a cocaína aparece em quinto lugar.

3- NICOTINA

cigarro

Segundo especialistas, a nicotina é a quinta droga mais perigosa do mundo para os usuários e a sociedade. Composto principal do tabaco, ela é rapidamente absorvida pelos pulmões quando utilizada e chega ao cérebro em poucos segundos.

A crise de abstinência da nicotina acontece quando os neurônios “notam” que ela está sendo excretada pelo corpo e não está mais nos receptores do cérebro. Isso provoca um alto grau de ansiedade e irritação. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que existe mais de um bilhão de fumantes no mundo e que o tabaco irá matar mais de oito milhões de pessoas até 2030.

4- METADONA (analgésicos)

METADONA

A metadona é utilizada, geralmente, no tratamento de viciados em heroína, pois ela alivia sintomas característicos do consumo da droga, como perda de libido, diarreia, dores nas articulações e nervosismo. No Brasil, a metadona é utilizada como um poderoso analgésico contra a dor crônica, principalmente no tratamento contra o câncer.

Por ser uma substância tóxica, ela deve ser extremamente controlada. Quando misturada com sedativos ou álcool, a metadona pode ser potencializada e provocar uma overdose no usuário.

5- BARBITÚRICOS (calmantes)

aaaaaa

Inicialmente usado para tratamentos de ansiedade e insônia, o barbitúrico pode ser injetado no músculo, na corrente sanguínea ou também inserido via oral. Quando consumido, ele atinge o sistema central nervoso e interfere na sinalização de produtos químicos no cérebro. Desse modo, ele consegue desligar várias regiões, causando uma intensa dormência nos músculos e trazendo a sensação de euforia. Porém, em doses elevadas, ele pode ser letal por suprimir a respiração.

Antes de existir normas ou leis que dificultaram a compra legal do barbitúrico, ele era uma droga de fácil acesso, o que causou a dependência e a morte de muitas pessoas. Muitas mortes de overdose já foram registradas devido a por este composto, pois a sua dose letal é bem próxima do nível de uma dose normal. Se misturado com álcool ou outros tranquilizantes, a chance é ainda maior.

Alguns remédios que levam barbitúricos em sua composição são o luminal, o veronal e o gardenal. Suas ações variam de curta, intermediária e prolongada, dependendo do paciente.

6- ÁLCOOL

alcool

Apesar de ser considerada uma droga legal, o álcool possui muitos efeitos nocivos no cérebro. Por isso, a substância ficou em sexto lugar no ranking criado pelo estudo de Nutt.O álcool afeta o sistema nervoso central do cérebro, causando uma sensação de desinibição e euforia. Isso porque ele aumenta os níveis de dopamina no cérebro, estimulando a região responsável pela sensação de recompensa.

Em um experimento publicado no Jornal Mundial de Farmacologia, animais receberam doses de álcool e seus níveis de dopamina aumentaram de 40% para 360%. E quanto mais eles bebiam, mais os níveis aumentavam.De acordo com um estudo feito pela Universidade de Columbia, nos EUA, 22% das pessoas que ingerirem bebidas alcoólicas irão desenvolver dependência em algum momento da vida.

Mas, mudando de assunto, quando vamos sair pra beber uma cervejinha? 

One Response to Se Liga Nesta Lista Com As Seis Drogas Mais Viciantes Do Mundo

  1. Wellington disse:

    Felipe, parabéns pela matéria, ótima como sempre. Eu te sigo no facebook e sempre rio com seus textos, principalmente quando ocorre no seu prédio. Chamo-as de “crônicas de Felipe Canale”, hehehe. Só um acerto no item da nicotina, na frase:”Isso provoca um alto grau de ansiedade, irritação e ansiedade.” Continue com esse talento todo! Abraço forte de um fã seu,

    Wellington Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *